quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Geometria com canudinhos - Atividade 4


Atividade 4: Construção de um cubo e de suas diagonais

      Material a ser utilizado:
Ø      Dois metros de linha nº 10;
Ø      Doze pedaços de canudo de mesma cor medindo 8 centímetros cada;
Ø      Seis pedaços de canudo de mesma cor (cor diferente dos canudos mencionados acima) medindo  11,3 centímetros.

      Com os doze pedaços de canudo da mesma cor construa um cubo de8 cm de aresta. Para isso, passe o fio através de quatro canudos e passe a linha novamente por dentro do primeiro canudo, construindo um quadrado. Considerando um dos lados desse quadrado e passando a linha por mais três canudos, construa mais um quadrado. Observe que ainda faltam dois canudos para completar as arestas do cubo. Prenda-os de maneira a completá-lo. Se você não conseguir realizar essa tarefa, observe o esquema abaixo:

     
  
Se você observou que a estrutura construída não tem rigidez própria, pois os seus lados não ficam por si só perpendiculares à superfície da mesa, então é necessário tornar essa estrutura rígida. Nesse processo, notamos que se construirmos triângulos nas faces dessa estrutura ou no seu interior, ela se enrijecerá.
Dando continuidade a esse raciocínio, sugiro a seguinte tarefa: com os seis pedaços de canudo de cor diferente (11,3 centímetros), construa uma diagonal em cada face, de moda que em cada vértice que determina a diagonal cheguem mais duas diagonais. Que estrutura você construiu? Observe a figura abaixo:

                           
Pessoal, fico aguardando seus comentários e sugestões.
Este material está no facebook:  



Um comentário:

  1. Vou fazer a prática nesse final de semana! continue assim grande profº Francis, mandando atividades para todos! vc está de parabéns!!!!... abs.

    ResponderExcluir